O que é sistema em Nuvem?
Saiba como funciona na prática!

    O sistema de armazenamento em nuvem é muito popular e evoluído, chegando a ser considerado umas das ferramentas mais avançada - em termos técnicos - com relação à organização, acesso e preservação de dados.

Mas afinal, Você sabe o que é isso e como funciona na prática?

    Esse processo de armazenagem é possível por conta de um sistema chamado "Cloud computing" - que significa computação em nuvem - o sistema é responsável por executar o armazenamento de dados em nuvem. Basicamente, o processo é feito por meio de compartilhamento de informações pela internet.

    As ferramentas de armazenamento em nuvem estão cada vez mais avançadas, isso se dá por conta do grande aumento do número de usuários de dispositivos móveis e ao que tudo indica, há uma tendência constante para que esse número se torne cada vez mais expressivo ao longo dos próximos anos. Se você tem um celular, computador ou utiliza alguma rede social, com certeza esse sistema, mesmo sem saber. Vamos usar como exemplo o Instagram: cada vez que você compartilha um texto, foto ou vídeo, a plataforma tem mecanismos de armazenamento para processar e manter aquele arquivo no ar. Assim sempre que você, ou outra pessoa pesquisar pelo seu nome e abrir seu perfil será possível acessar todos os arquivos que decidiu compartilhar, seja, fotos, vídeos, conversas feitas pelo chat ou ate mesmo textos e legendas.

    Quanto a segurança, fique tranquilo. As empresas responsáveis pelo armazenamento de dados pela nuvem, investem muito em segurança de informação. Apesar de conter os dados das empresas contratantes, a maioria dos fornecedores contém um sistema muito avançado em mecanismos de proteção. Outro fator que garante a segurança são as leis rígidas em relação ao fornecimento de dados. Além disso, a ética é um fator crucial para que as empresas que ofertam armazenamento de informações se consolidem, já que a imagem da empresa precisa ser extremamente preservada. 

    Os sistemas ERP e CRM (leia os artigos anteriores para saber um pouquinho sobre esse assunto) são softwares que utilizam o sistema em nuvem devido a grande segurança ofertada pela ferramenta. Além de tornar a gestão das empresas mais barata e eficaz, se torna mais acessível devido à possibilidade de consultar dados a qualquer lugar, horário e por qualquer funcionário previamente autorizado.

    Por proporcionar maior flexibilidade, responder às demandas do mercado de forma mais rápida e agilizar a capacidade operacional, há uma tendência de migração com relação ao número de empresas que vão adquirir armazenamento em nuvem. Com softwares integrados ao sistema de nuvem: há redução de custos com equipe operacional; a capacidade de armazenamento é maior; a gestão se torna mais organizada; há uma maior mobilidade para a equipe corporativa; a segurança de informação é garantida e a rentabilidade é maior. Em um resumo, as principais vantagens do sistema em nuvem são:

- Segurança de dados
- Facilidade no acesso à informação
- Acompanhamento de processos em tempo real
- Mobilidade corporativa
- Backup garantido

    Para complementar os itens citados anteriormente, outro fator relevante é a economia sobre equipamentos de armazenamento físicos - já que se torna desnecessário. A memória de máquinas pessoais fica livre para o desempenho local e poupa manutenção constante para que o equipamento funcione adequadamente. Além disso, o processo de armazenamento em nuvem é muito eficaz, isso ocorre por não ser arquivado todos os dados em uma única máquina.

    Como nada fica armazenado nos computadores da sua empresa, se o seu computador local estiver contaminado vírus, queime, seja roubado ou simplesmente pare de funcionar, você não vai perder as informações que foram armazenadas no sistema - pois os dados armazenados nos softwares integrados na nuvem ficam em diferentes servidores e a responsabilidade sobre a integridade desses dados é da empresa contratada. Hoje as principais empresas de armazenamento em nuvem são: Amazon, Microsoft e Google.

Todos esses fatores combinados trazem inúmeros benefícios para as empresas, principalmente no que diz respeito à produtividade e organização. Isso se dá por conta da facilidade de acesso, já que todas as informações ficam disponíveis na internet.

A centralização de informações onde todos têm acesso de forma segura é fundamental para uma gestão de alta performance!